4. Comunicação

A 99 é uma plataforma que coloca pessoas em contato umas com as outras. Possibilita o diálogo. Permite trocas e compartilhamentos. As relações criadas na Comunidade 99 precisam da comunicação para se consolidar. E essa comunicação precisa ser rápida e de mão dupla.

A maior parte das nossas conversas pode ser feita pelo aplicativo. Seja entre motorista parceira ou motorista parceiro e passageira ou passageiro ou ainda de qualquer uma das partes com a 99. Reclamações denúncias, perguntas e questionamentos podem ser feitos diretamente pelo app também. Com base nas informações sobre o uso, a 99 trabalha para garantir que as principais necessidades de nossa comunidade sejam resolvidas o mais rápido possível e com poucos passos.

Mesmo que a maioria das questões possa ser resolvida diretamente pelo aplicativo, se for necessário existem outros canais oficiais de comunicação com a 99. São dois telefones que podem ser usados por motoristas, passageiras ou passageiros, além de um centro de atendimento presencial para motoristas:

  • Central de Ajuda (0300-3132-421)
  • Central de Segurança exclusiva para situações graves ou de risco, como acidentes ou assaltos (0800-888-8999)
  • Casas99 em todo o Brasil, voltadas para motoristas

Pela Central de Ajuda é possível resolver questões como dificuldade em alterar o seu cadastro, como uma foto ou seu cartão, ou ainda problemas com valores recebidos pela corrida. Também é por ali que você deve entrar em contato caso o aplicativo ou seu celular não esteja funcionando. Se você está com dúvidas sobre como usar o app, tem reclamações, dúvidas ou quer relatar um incidente na viagem, é possível recorrer à Central de Ajuda. Ela é igualmente o canal para fazer sugestões para a 99.

Para questões que envolvam emergências ou violência em geral, passageiras, passageiros e motoristas devem ligar para a Central de Segurança pelo telefone 0800-888-8999. A Central de Ajuda atende também essas questões, mas há uma equipe dedicada para elas no telefone 0800. Em caso de assalto, acidente de trânsito com ou sem vítimas, discriminação em geral, brigas ou agressões, assédio sexual ou estupro a melhor opção é ligar diretamente para Linha de Incidentes de Segurança. Por este canal você receberá instruções de como fazer registro de boletim de ocorrência, sobre a necessidade de levar alguém ferido ao hospital. Em caso de assédio ou estupro é por este telefone que você poderá ser encaminhada para grupos ou instituições de apoio.

Em alguns casos, profissionais da 99 entrarão em contato para acompanhar casos de violência ou segurança.

Já na Casas 99 são um espaço exclusivo para motoristas, em que a 99 oferece local de descanso com internet, água e café e onde é possível tirar dúvidas presencialmente. Durante a pandemia do novo coronavírus, algumas Casas 99 podem estar fechadas ou atendendo apenas com agendamento.